PROJETO AVD FUTSAL
AVD PRIMEIRO TIME DE SURDOS NO BRASIL EM COMPETIÇÕES OFICIAIS
A AVD ampliando o trabalho inclusivo com os surdos em competições com ouvintes. Primeiro com o judô e agora com o futsal.
No ano de 2015, a AVD, deu início à inclusão do primeiro time de futsal de surdos no país em competições oficiais com ouvintes, primeiro pela Liga Metropolitana de Futsal do Estado do Rio de janeiro e depois na Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro.
Apesar de se tratar de um time só de surdos, as entidades citadas acima, gostaram da proposta e aceitaram o desafio de incluir um time especial, tendo em vista o belo trabalho que a AVD realiza em busca da inclusão dos surdos no mundo ouvinista. O responsável por esse incessante trabalho é o fundador e coordenador da AVD, Eduardo Duarte.
A AVD agradece ao saudoso Manoel Figueira que era o Presidente da Liga na época e a Sheila Carvalho, Vice Presidente Financeira, que apoiaram a iniciativa. Outro agradecimento é para o Presidente Kennedy Abrantes da Federação de Futsal (FFSERJ) por aceitar a inclusão da AVD no Estadual e por apoiar a entidade desde treinamentos técnicos ao fornecimento de bolas. O sucesso desse projeto pioneiro no Brasil se deve diretamente as pessoas.
A AVD se filiou na Liga Metropolitana no dia 11 de maio de 2015 para participar do Campeonato Carioca de Futsal, de maio a outubro do mesmo ano.
A AVD passou da fase classificatória, chegando as semifinais de onde seria eliminada.
Nas semifinais o coordenador e técnico da equipe, Eduardo Duarte, jogou ao lado dos seus surdos atletas, no gol.
Time da AVD na Liga – Ruan Oliveira; Pedro Duarte; Renan Aprigio; Guilherme Monteiro; Diego Nogueira; Washington Barbosa; Cleyton Luiz; Alan Pereira; Luiz Henrique; Gabriel Conceição; Robert Douglas; Felipe Souza; Abel Ribeiro; Leandro Narciso; Welde Stellet e Everaldo Nicolau. Técnico: Eduardo Duarte
CLASSIFICAÇÃO
ADULTO CARIOCA 2015
PUBLICADO EM: 25/08/2015
SEMIFINAL: 13.10.15
AVD 4 x 7 Piedade
ARTILHEIRO DA AVD NO CARIOCA: RENAN APRIGIO DE ALMEIDA 5 GOLS
A AVD se filiou na Federação de Futsal (FFSERJ) em julho de 2015 para participar do Campeonato Estadual de Futsal que ocorreu de agosto a outubro daquele ano.
A AVD não passou da fase classificatória, perdendo sempre com placares elásticos, mas o objetivo era incluir os jovens surdos numa competição de alto nível, haja vista, que os campeonatos de surdos são muito fracos tecnicamente, além da organização. Ou seja, o jovem time de surdos da AVD se deparou com uma estrutura profissional e jogando com times altamente técnicos, por vezes com ex-jogadores de seleção nacional e até estrangeira. Como por exemplo, o elenco do Botafogo que contava com ex-jogadores de seleção brasileira e que jogaram em outros países.
Desde o início sabíamos que o resultado era o que menos interassava, o objetivo foi alcançado, a quebra de barreiras. A AVD conquistou o respeito e admiração de todos os times que disputaram o Estadual.
Time da AVD na FFSERJ – Ruan Oliveira; Pedro Duarte; Renan Aprigio; Guilherme Monteiro; Diego Nogueira; Washington Barbosa; Cleyton Luiz; Alan Pereira; Luiz Henrique; Gabriel Conceição; Gabriel Lima; Robert Douglas; Felipe Souza; Everaldo Nicolau; Gustavo Alves; José Mauro; Matheus Melo; Alexandro Laurindo e Sam Felisardo. Comissão Técnica: Técnico Eduardo Duarte e Aux. Técnicos André Regly e Michael Stevan
ESTADUAL 1ª FASE – 8 JOGOS
ARTILHEIRO DA AVD NO ESTADUAL: LUIZ HENRIQUE MOURA SEBASTIÃO 4 GOLS
VEJA TAMBÉM NOSSA GALERIA DE FOTOS CLICANDO AQUI