top of page
AVD, Valorizando as Diferenças, Surdos, Deficiente Auditivo, Judô, MMA

NOTÍCIAS AVD

AVD, Valorizando as Diferenças, Surdos, Deficiente Auditivo, Judô, MMA

A Associação Valorizando as Diferenças (AVD) participou no domingo (20) do Torneio Benemérito no Sport Clube Mackenzie, realizado pela Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro, ficando em quinto lugar no ranking geral.

 

A AVD levou nove alunos/atletas para o torneio onde conquistou nove ouros, 100% de aproveitamento. Dos nove alunos, dois são especiais, um down e um surdo. O ouro do down não é computado no resultado geral e o surdo participa de igual para igual com os demais atletas.

O professor Marcos Vinicius responsável pelo Polo da AVD/Belford Roxo que fica no

Barro Vermelho, no CIEP 177 Constantino Reis, levou sete atletas e o professor Eduardo Duarte levou dois alunos, ambos especiais. Apesar da AVD de ter inscrito poucos alunos, o grande desempenho dos mesmos fez com que o projeto figurasse entre os cinco primeiros na classificação geral.

O coordenador e fundador da AVD, o professor Eduardo Duarte, insulano (Ilha do Governador), educador físico, faixa preta 5o Dan de judô e pioneiro no Brasil com o judô para surdos vem promovendo  a inclusão das pessoas com deficiência (PCDs) através do esporte, em especial o judô, desde 2004.

A AVD aproveita para anunciar que o futsal de surdos, primeiro time de surdos no Brasil numa competição oficial de ouvintes (regular/2015), está retornando este ano as quadras para participar do Carioca de 2017. O time de surdos da AVD tem jovens de diversas regiões do estado como São Gonçalo, Niterói, Rio e Baixada.

bottom of page